APERTE NA IMAGEM!!!
VISÃO GERAL
A MURO ALTO CONSTRUTORA iniciou suas atividades em 1994, executando obras públicas para o governo. Posteriormente, consolidou-se no mercado imobiliário, em seguida, passou a investir em edifícios populares, contando com os subsídios do programa Minha Casa Minha Vida, atual Programa Casa Verde e Amarela.
OBJETIVO
A diretoria administrativa, juntamente com o gerente de TI da construtora, solicitou um relatório para analisar os chamados de suporte ao longo do tempo e identificar possíveis pontos de melhoria nos processos internos no departamento de TI e mostrar às lideranças como está o nível de serviço dos chamados e dependendo do resultado, ele terá de pedir um orçamento maior para melhorar o atendimento do SLA. É importante lembrar que essa é a principal métrica de desempenho da equipe de TI.
BASE DE DADOS
A base de dados disponibilizada consiste em uma tabela extraída do sistema TOTVS e hoje já existe uma automação que salva diariamente a base de dados numa pasta do servidor onde só o time de TI e a Diretoria Administrativa tem acesso. A descrição dos campos encontra-se abaixo:
RESULTADO DAS ANÁLISES
O Dashboard entregue deverá possuir recursos que possibilitem a obtenção das respostas para as perguntas listadas abaixo.
Exploratória
- Qual o total de novos chamados em todo o período analisado? Qual o ano que teve o maior número de chamados criados?
- 621 novos chamados. 2018 foi o ano com o maior número de novos chamados (6906).
- Qual o total de chamados fechados em 2020? Qual a variação percentual comparado ao ano anterior?
- 086 chamados fechados. Cerca de 11,27% vs. ano anterior.
SLA
- Qual o % SLA atendido em todo o período analisado? Qual o ano com o segundo maior valor % SLA Atendido?
- 3% em todo o período. 2020 foi o segundo maior valor, com 11%.
- Qual o total de SLA extrapolado? (Obs: Extrapolado são os chamados que tiveram o seu tempo de solução maior do que sugerido na SLA).
- 967 SLA’s extrapoladas.
- Qual o percentual de chamados em aberto ocorreram melhoras no decorrer do tempo?
- 14%
- Analisando o total acumulado dos 2 meses de 2019 (jan e fev) e de 2020, nota-se que houve uma diminuição do número de chamados em aberto. Isso não significa necessariamente que o time de operadores está mais eficiente, pode ter sido apenas uma queda na abertura de chamados. Além disso, o que mede a performance do time é o atendimento do SLA (atendimento no prazo especificado). Analisando janeiro e fevereiro de 2019, tivemos % SLA com 5% e 6%, enquanto em 2020 esses valores foram de 11% e 11% respectivamente. Logo, a performance do time aumentou, porém não podemos utilizar o total de chamados em aberto para chegar a essa conclusão.
Motivo
- Qual os três principais motivos dos chamados em todo o período analisado? Esses três motivos são os mesmos dos últimos 12 meses?
- Não. Em todo período o motivo “ Permissão de acesso” aparece nos TOP3.
Em todo o período:
- Outros
- Outro Problemas
- Permissão de acesso
Entre Fev/2019 e Fev/2020 (últimos 12 meses):
- Dúvidas / Outros
- Outros
- Outros Problemas
- Qual o principal motivo dos chamados do operador que mais possui Total de Chamados em todo o período analisado?
- Ao clicar no primeiro usuário do gráfico “Total Chamados por Usuário” (andre.silva), vemos que Ajuste de equipamentos é o principal motivo (encontrado no topo do gráfico Total Chamados por Motivo).
- Qual os 5 motivos de chamados mais frequentes que extrapolam o SLA?
- Outros
- Outro Problemas
- Permissão de Acesso
- Ajuste de Equipamentos
- Configuração de Email (Outlook)
Sugestões de Implantação / Melhorias
- Como forma mais segura de informações e controle de acesso, deve ser adquirido ao menos 02 licenças PRO do Power BI (Cada licença por R$ 64,00), de forma que possamos manter as análises e resultados com mais sigilo e especificar os usuários que terão acesso à conta PRO. Os relatórios serão monitorados através da gestão a vista, onde todos da equipe de suporte da TI possam monitorar e observar o seu desempenho e as necessidades no atendimento. A diretoria e o gestor do departamento de TI, terão acesso aos relatórios de forma simultânea tanto pelo desktop e celular. As informações dos relatórios serão atualizadas de hora em hora.
- Analisando a Base de Dados, para um maior detalhamento das informações verificamos algumas sugestões:
- Realizar uma limpeza dos dados que estão repetidos ou informações que não se aplicam ou não tem uma informação definido.
- Acrescentar motivos de serviço, com isso diminuindo a utilização da opção “outros” para obter mais precisão nas ocorrências de suporte.
- Verificado a necessidade de treinamentos para os novos usuários e também a abertura para participação dos antigos usuários que desejam buscar novas informações e atualizações nos procedimentos de acessos às tecnologias da empresa.
- Aumentar o número da equipe da área de suporte para conseguir superar o percentual de atendimento e conclusão dos serviços abertos pelo usuário dos últimos anos.