Analise de Dados para Tomada de decisão.

Os dados são uma ferramenta poderosa que está disponível em todas as organizações em uma escala impressionante. Quando aproveitado corretamente, tem o potencial de conduzir na tomada de decisões, impactar na formulação da estratégia e melhora o resultado da empresa nos seguintes pontos:

  • Maior eficiência e produtividade;
  • Melhor desempenho financeiro;
  • Identificação e criação de novos produtos ou serviços;
  • Melhora na aquisição e retenção de novos clientes;
  • Melhora a experiência do cliente;
  • Vantagens competitivas;

O Que é Análise de Dados nos Negócios?

            A análise de dados é a prática de examinar dados para responder a perguntas, identificar tendências e extrair insights. Quando a análise de dados é usada nos negócios é geralmente chamado de Análise de Negócios.

Você pode usar ferramentas, estruturas em softwares para analisar dados, como Microsoft Excel e Power BI, Google Charts, Tableau. Podendo ajudar na realização do exame dos dados de diferentes ângulos e criação de visualizações que enriquece a análise que estão sendo mostrada.

Quem Precisa de Análise de Dados?

            Qualquer profissional de negócios que toma decisões precisa de conhecimento básico de análise de dados. O acesso aos dados é mais comum do que nunca. Se você formular estratégias e tomar decisões sem considerar os dados aos quais tem acesso. Poderá perder grandes oportunidades ou sinais de alerta que eles comunicam.

Os profissionais que podem se beneficiar das habilidades da análise de dados incluem:

  • Profissionais de Marketing: Utilizam dados de clientes, tendências de setor e dados de desempenho de campanhas anteriores para planejar estratégias de marketing.
  • Gerentes de Produto: Analisam dados de mercado, indústria e usuários para melhorar os produtos de suas empresas.
  • Profissionais de Finanças: Usam dados históricos de desempenhos e tendências do setor para prever as trajetórias financeiras de suas empresas.

Profissionais de Recursos Humanos: Obtêm insights sobre as opiniões, motivações e comportamento dos funcionários e os associam a dados e tendências do setor para fazer mudanças significativas em suas organizações.

Os 4 Principais Tipos de Análise de Dados

  1. Análise Descritiva: É o tipo mais simples de análise e a base sobre o qual os outros são construídos. Ele permite que você extraia tendências de dados e descreva sucintamente o que acontece ou está acontecendo no momento.

            A análise descritiva responde à pergunta: “O que aconteceu?”.

Por exemplo: Imagina que estamos analisando os dados de uma empresa e descobrimos que há um aumento sazonal nas vendas de um determinado produto, com a análise descritiva poderíamos afirmar que as vendas em outubro, novembro e dezembro apresenta sempre um aumento.

  • 2. Análise de Diagnóstico: Aborda a próxima pergunta lógica “Por que isso aconteceu?”

Levando a análise um passo adiante, esse tipo inclui a comparação de tendência ou movimentos coexistentes, revelando correlação entre variáveis e determinando relações causais sempre que possível.

Exemplo: Podemos pesquisar os dados demográficos dos usuários de consoles de videogames e descobrimos que eles têm entre 8 e 18 anos. Os clientes, no entanto, tendem a ter entre 35 a 55 anos. Análise da pesquisa com clientes os dados revelam que um dos principais motivadores para os clientes comprarem o console de videogame são oferecidos aos filhos. O aumento nas vendas no outono e no início do inverno pode ser devido aos feriados que incluem troca de presentes. A análise de diagnóstico serve para chegar à raiz de um problema organizacional.

  • 3. Análise Preditiva: Usada para fazer previsões sobre tendências ou eventos futuros e responder às perguntas: “O que pode acontecer no futuro?”. Ao analisar dados históricos em conjunto com as tendências do setor, você pode fazer previsões informadas sobre o que o futuro reserva para sua empresa.

Por exemplo: Saber que as vendas de videogames disparam em outubro, novembro e início de dezembro de cada ano na última década fornecem dados amplos para prever que a mesma tendência ocorrerá no próximo ano. A poiado por tendências ascendentes na indústria de videogames na totalidade, esta é uma previsão razoável a ser feita. Fazer previsões para o futuro pode ajudar sua organização a formular estratégias com base em cenários prováveis.

  • 4. Análise Prescritiva: Responde a seguinte pergunta “O que devemos fazer a seguir?”

Essa análise leva em conta todos os fatores possíveis em um cenário e sugere conclusões acionáveis. Podendo ser a análise mais útil na tomada de decisões baseadas em dados. Completando o exemplo do videogame: o que sua equipe deve decidir fazer, dada a tendência prevista na sazonalidade devido à distribuição de presentes no inverno? Talvez você decida executar um teste A/B com dois anúncios: um que atende aos usuários finais do produto (filhos) e outro direcionado aos clientes (seus pais). Os dados desse teste podem informar como capitalizar ainda mais o pico sazonal e sua suposta causa. Ou talvez você decida aumentar os esforços de marketing em setembro com mensagens temáticas de feriados para tentar estender o pico por mais um mês.

Usando os Dados Para Conduzir a Melhor Tomada de Decisão

            Os quatro tipos de análise de dados devem ser usados ​​em conjunto para criar uma imagem completa dos dados da história contada e tomar decisões informadas. Para entender a situação atual da sua empresa, use a análise descritiva. Para descobrir como sua empresa chegou lá, aproveite a análise de diagnóstico. A análise preditiva serve para determinar a trajetória de uma situação – as tendências atuais continuarão? Finalmente, a análise prescritiva pode ajudá-lo a considerar todos os aspectos dos cenários atuais e futuros e planejar estratégias acionáveis. Dependendo do problema que você está tentando resolver e de seus objetivos, você pode optar por usar dois ou três desses tipos de análise – ou usá-los todos em ordem sequencial para obter o entendimento mais profundo dos dados da história contada.

Fonte:

Harvard University – https://online.hbs.edu/blog/post/types-of-data-analysis#

The Global State of Enterprise Analytics – https://www3.microstrategy.com/getmedia/db67a6c7-0bc5-41fa-82a9-bb14ec6868d6/2020-Global-State-of-Enterprise-Analytics.pdf